sexta-feira, 3 de junho de 2011

Famosos com Diabetes: Superando Barreiras nos Esportes e nas Artes




Quando o nadador norte-americano Gary Hall Jr. soube que tinha diabetes tipo 1, faltava apenas um ano para os jogos de Sidney. Ele tinha de decidir se continuava ou não a carreira, pois os médicos o alertaram do risco de não suportar o ritmo de competição olímpica. Gary decidiu, então, aliar seu intenso treinamento ao tratamento para o diabetes. O resultado? A medalha de ouro pelos 50 metros livres individuais, uma conquista até então inédita. Quatro anos depois, veio o ouro novamente, em Atenas.“Eu estava muito assustado na época do diagnóstico, tinha ouvido aquelas histórias terríveis. Mas com o tempo e educação, aprendi que aquelas coisas não têm que acontecer”, contou à imprensa americana.
Considerado um exemplo para o mundo inteiro, o atleta dá palestra em eventos educativos para jovens. “Se eu sou capaz de competir com os melhores atletas do mundo em uma olimpíada, eles (os jovens) são capazes de competir em um time de futebol ou de fazer o que eles quiserem”, diz Gary.
O nadador é um dos vários exemplos de pessoas famosas que convivem tão bem com o diabetes a ponto de continuarem se superando em suas atividades, nos esportes, nas artes, na política. Encontrando tempo para, ainda, dedicarem-se a campanhas e doações.

Artistas empenhados no Brasil

As campanhas de conscientização endossadas pela cantora e compositora Ana Carolina já ficaram famosas. Em parceria com a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), foram realizados durante seus shows testes gratuitos de glicemia para detectar o diabetes entre o público.
O guitarrista Dado Villa-Lobos é outro nome da música brasileira, que alia o tratamento à inspiração. O ex-integrante do grupo Legião Urbana obteve o diagnóstico aos 11 anos. O empenho rendeu-lhe uma medalha da Sociedade Brasileira de Diabetes em 2001, por 25 anos sem complicações. Disciplinado, ele aplica a primeira dose de insulina logo ao acordar. Dado e o cantor Sérgio Reis fizeram parte da campanha da ADJ por sua sede própria, durante os anos de 2002 e 2003.
Em 1996, a luta de Milton Nascimento para controlar o diabetes tipo 2 comoveu o país. Boatos infundados de uma parte da imprensa surgiram quando ele chegou a pesar 50 quilos. Nada impediu que o cantor e compositor ganhasse, na mesma época, o Grammy, com o disco Nascimento, produzido em Nova York quando o artista sentia fortes sintomas. Hoje, recuperado, ele segue tratamento com insulina e dieta controlada para evitar hipoglicemia, além de ter lançado recentemente um álbum.
Protagonista da política mundial dos anos 80, Mikhail Gorbachev também segue há décadas tratamento para o diabetes. A dieta lhe permitiu conservar uma saúde de ferro para enfrentar crises e reformas, dentro e fora de seu país. 
Mas nem todas as celebridades conseguiram conviver bem com o diagnóstico. A cantora Ella Fitzgerald, os cantores Elvis Presley e Johnny Cash, o guitarrista Syd Barrett (Pink Floyd) e o escritor Ernest Hemingway foram alguns dos artistas que tiveram sérias complicações decorrentes de um quadro diabético não controlado.
Talk shows, campanhas e fundações para informar o público, o apresentador Larry King, da tv norte-americana CNN, dedicou um de seus programas Larry King Live Show inteiramente ao diabetes, com entrevistas que geraram esclarecimento sobre diagnóstico e tratamento. Ele, que também sofre de problemas cardíacos, criou a fundação The Larry King Cardiac Foundation, para auxiliar no tratamento de pessoas sem condições financeiras.
Recentemente, as atrizes Salma Hayek e Angelina Jolie tiveram diabetes gestacional, que pode ser diagnosticado em mulheres que nunca tiveram diabetes. Com tratamento e dieta, elas não tiveram problemas durante o parto.
As consagradas atrizes Elizabeth Taylor e Halle Berry costumam participar de campanhas de conscientização e assistência. A exemplo das duas, o cineasta Woody Allen modificou em muito os hábitos alimentares depois que soube ter diabetes. Certa vez, ao receber um prêmio na Espanha, declarou ao mundo seu diagnóstico, mas sem deixar de lado o sarcasmo: “Não mereço este prêmio. Porém tenho diabetes e tampouco o mereço”. Mas ele também admitiu publicamente que - por saber que tem diabetes -“vem levando uma vida mais sana”.
Já Chris Dudley, jogador de basquete que atuou pela NBA e diagnosticado com o tipo 1 desde os 16 anos, criou a Chris Dudley Foundation. A fundação oferece assistência médica e educativa a crianças e jovens com diabetes que queiram seguir algum esporte, para ajudá-los a “correrem atrás de seus sonhos”, como define o atleta. “Não deixe o diabetes parar você. Não pare por causa do diabetes. Mas não deixe de tomar conta de si mesmo”, ensina Dudley.


Famosos diagnosticados com diabetes

ATLETAS

Leônidas da Silva
Fernando Herrera: triatleta.
Washington Stecanela Cerqueira
Maradona: jogador de futebol
Gay Hall Jr: nadador norte-americano campeão olímpico de natação em 2000;
Chris Dudley: atleta de basquete do New York Knicks durante 12 anos. Com seu diagnóstico de diabetes tipo 1 aos 16 anos, ele jamais deixou que isso interferisse no sonho de disputar o campeonato mais famoso do mundo de basquete, a NBA. Segundo ele, o diabetes o fez praticar mais exercícios, alimentar-se melhor, proporcionando uma vida mais saudável e mais feliz: “Não deixe o diabetes parar você. Não pare por causa do diabetes. Mas, não deixe de tomar conta de si mesmo.“
 Arthur Ashe: tenista vencedor de Wimbledon;
Joe Frazier: boxeador campeão do mundo pesos pesados;
Sean Busby: campeão de snowboarder;
Scott Coleman: nadador;
Scott Dunton: surfista;
Adam Morrison: jogador de basquete;
Steven Redgrave: bi-campeão olímpico de canoagem 1992 e 1996;
Ham Richardson: tenista;
Washington: jogador do São Paulo Futebol Clube, teve seu diagnóstico há 12 anos.


MÚSICOS

Ana Carolina: tem diabetes tipo 1 desde os 16 anos
Dado Villa-Lobos: ele descobriu o diabetes aos 11 anos de idade, em 2001, e já chegou a receber uma medalha da SBD por 25 anos com diabetes, sem complicações.
Sérgio Reis 
Paula Toller 
Milton Nascimento
Nick Jonas (Jonas Brothers)
James Brown
José Feliciano
Miles Davis
Aretha Franklin
B.B. King
Bret Michaels (Poison)
Ella Fitzgerald
Elvis Presley
Johnny Cash
Syd Barrett
Shirley Horn
Melvin Franklin
Peggy Lee


ATORES

Cláudia Gimenez
Jerry Lewis – Comediante
Carroll O'Conner
Aida Tuturro
Spencer Tracy
Elizabeth Taylor
Halle Berry
Jessica Stone
Sharon Stone


ESCRITORES

Ernest Hemingway
Anne Rice


PINTORES

Paul Cézanne


CIENTISTAS

Thomas Edison: descobridor da lâmpada elétrica
George Minot: prêmio Nobel da medicina


 EMPRESÁRIOS

Bill e Jonh Davidson: criadores e donos da motocicleta Harley Davidson
Ray Kroc, fundador da rede de fast food McDonald's.


LÍDERES MUNDIAIS

Papa Juan Pablo II
Yuri Andropov: ex-primeiro ministro da ex-União Soviética;
Menachem Begin: ex-primeiro ministro de Israel;
Doug Burns: mister universo
Mikhail Gorbachev: segue há décadas tratamento para o diabetes. A dieta lhe permitiu conservar uma saúde de ferro para enfrentar crises e reformas, dentro e fora de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário