Olá, meus queridos. Espero que todos estejam bem. Por aqui está tudo muitíssimo bem.
Tenho conversado com várias mães de crianças portadoras de Diabetes do tipo 1. Todas extremamente zelosas e em busca de informações para que seus filhos possam crescer fortes e saudáveis como qualquer outra criança. Com controle glicêmico rígido isto é absolutamente possível.
Tenho conversado com várias mães de crianças portadoras de Diabetes do tipo 1. Todas extremamente zelosas e em busca de informações para que seus filhos possam crescer fortes e saudáveis como qualquer outra criança. Com controle glicêmico rígido isto é absolutamente possível.
Infelizmente, muitas vezes, a excelência no tratamento dos nossos filhos esbarra na condição financeira. As insulinas são muito caras. A bomba de insulina então, é praticamente um sonho de consumo, pois o caro não é apenas adquirir a bomba, mas manter seus suprimentos.
Ontem foi julgada uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Ceará que garante às crianças e adolescentes portadores de diabetes do tipo 1 tratados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o direito aos medicamentos gratuitos como insulinas Lantus, Levemir, Humalog e Novorapid. Foi garantida também a distribuição de canetas aplicadoras de insulina e de agulhas de 5 mm de cumprimento.
O objetivo – além de cumprir um direito Constitucional, é claro! – é diminuir os efeitos colaterais com aplicação de insulinas não adequadas ao indivíduo e uso de agulhas muito invasivas, bem como a qualidade de vida.
A decisão obriga, num primeiro momento, a União, por meio do Governo do Estado do Ceará, a cumprir e fornecer os componentes do pleito aos portadores de diabetes do tipo 1 tratados pelo SUS, no Ceará. Contudo, por tratar-se de um tema ajuizado e julgado no Ministério Público Federal é possível que a decisão tenha validade para todo o território nacional.
O importante é que abre um precedente para todos os portadores de diabetes do tipo 1 já que na apresentação dos argumentos, o Procurador da República Oscar Costa Filho – autor da ação – explicou que o uso das insulinas NPH e Regular, bem como as seringas com agulhas que variam entre 8 e 12mm causam incômodo e efeitos colaterais como tremores, tonturas e em alguns casos até mesmo convulsão.
Tudo foi embasado em pareceres médicos que comprovam as vantagens das insulinas Lantus, Levemir, Humalog e Novorapid e também das canetas e agulhas menos invasivas.
Vamos ver quanto tempo correrá dessa decisão até você e eu termos acesso aos novos insumos. O importante é não desistirmos nunca dos nossos direitos. Quando eles não são respeitados de modo coletivo em forma da Leis, não devemos adiar em exigi-los em forma de ações judiciais. Nossa saúde não tem preço e por ela toda luta é válida.
Um carinho especial pra Carla Stefanie, mãe dedicada da pequena Gabriella de 4 aninhos de Arapongas, no Paraná. A Gabi tem DM1 há 2 anos e a Carla está fazendo o que há de mais correto: buscando informações. Beijos para as duas.
Beijos para todos e até amanhã.
Portais Consultados:
Fonte: http://www.comunidadediabetes.com.br/blog_convivendo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário