sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eu tenho direito!




Olá, meus queridos. Espero que todos estejam bem. Por aqui está tudo muitíssimo bem.

Tenho conversado com várias mães de crianças portadoras de Diabetes do tipo 1. Todas extremamente zelosas e em busca de informações para que seus filhos possam crescer fortes e saudáveis como qualquer outra criança. Com controle glicêmico rígido isto é absolutamente possível.

Infelizmente, muitas vezes, a excelência no tratamento dos nossos filhos esbarra na condição financeira. As insulinas são muito caras. A bomba de insulina então, é praticamente um sonho de consumo, pois o caro não é apenas adquirir a bomba, mas manter seus suprimentos.

Ontem foi julgada uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Ceará que garante às crianças e adolescentes portadores de diabetes do tipo 1 tratados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o direito aos medicamentos gratuitos como insulinas Lantus, Levemir, Humalog e Novorapid. Foi garantida também a distribuição de canetas aplicadoras de insulina e de agulhas de 5 mm de cumprimento.

O objetivo – além de cumprir um direito Constitucional, é claro! – é diminuir os efeitos colaterais com aplicação de insulinas não adequadas ao indivíduo e uso de agulhas muito invasivas, bem como a qualidade de vida.

A decisão obriga, num primeiro momento, a União, por meio do Governo do Estado do Ceará, a cumprir e fornecer os componentes do pleito aos portadores de diabetes do tipo 1 tratados pelo SUS, no Ceará. Contudo, por tratar-se de um tema ajuizado e julgado no Ministério Público Federal é possível que a decisão tenha validade para todo o território nacional.

O importante é que abre um precedente para todos os portadores de diabetes do tipo 1 já que na apresentação dos argumentos, o Procurador da República Oscar Costa Filho – autor da ação – explicou que o uso das insulinas NPH e Regular, bem como as seringas com agulhas que variam entre 8 e 12mm causam incômodo e efeitos colaterais como tremores, tonturas e em alguns casos até mesmo convulsão.

Tudo foi embasado em pareceres médicos que comprovam as vantagens das insulinas Lantus, Levemir, Humalog e Novorapid e também das canetas e agulhas menos invasivas.

Vamos ver quanto tempo correrá dessa decisão até você e eu termos acesso aos novos insumos. O importante é não desistirmos nunca dos nossos direitos. Quando eles não são respeitados de modo coletivo em forma da Leis, não devemos adiar em exigi-los em forma de ações judiciais. Nossa saúde não tem preço e por ela toda luta é válida.

Um carinho especial pra Carla Stefanie, mãe dedicada da pequena Gabriella de 4 aninhos de Arapongas, no Paraná. A Gabi tem DM1 há 2 anos e a Carla está fazendo o que há de mais correto: buscando informações. Beijos para as duas.

Beijos para todos e até amanhã.


Portais Consultados:

Fonte: http://www.comunidadediabetes.com.br/blog_convivendo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário