sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vai onerar o orçamento?


A assistência médica adequada e o controle metabólico rigoroso podem prevenir ou retardar o aparecimento das complicações crônicas do diabetes, através de medidas preventivas e curativas relativamente simples.
Do ponto de vista da economia de saúde, cada dolar investido em atividades preventivas de educação e controle metabólico do paciente diabético resultará numa economia estimada de 6 dólares nos gastos gerais com atendimento curativo na rede de saúde, conforme dados do Centro Internacional de Diabetes de Minneapolis, nos EUA.
Um aspecto importante a ser considerado é a economia proporcionada pelo controle adequado do diabetes, antes que apareçam as complicações crônicas, tais como, cegueira, amputações de membros, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e outras, as quais exigem recursos médicos, hospitalares e financeiros de grande monta.
O administrador inteligente e o profissional de saúde consciente, só têm a ganhar ao oferecer à comunidade um serviço de qualidade, cujo bom funcionamento será inquestionavelmente reconhecido pela população assistida e seus familiares.
 
O investimento da verba municipal de saúde na assistência ao paciente diabético está amplamente justificado dos pontos de vista médico, social , econômico e político.
Para que a proposta de municipalização da assistência ao paciente diabético receba a aprovação do executivo e do legislativo, de forma apartidária e no interesse geral da população, os dados apresentados neste tópico devem ser amplamente divulgados e debatidos pela classe política e pela comunidade, com o apoio de médicos e profissionais de saúde já plenamente conscientizados em relação ao problema e suas soluções.


Fonte: http://www.diabetes.org.br/politicas-de-saude/567-proposta-basica-municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário