segunda-feira, 23 de maio de 2011

Não está recebendo a medicação corretamente?



Você tem dificuldade em controlar suas taxas? Saiba que vc tem o direito de receber insulinas mais modernas(lantus), tiras reagentes, glicosímetro, agulhas menores, ou seja, tudo que for preciso para seu tratamento. 

Siga os seguintes passos:


 O processo para obter o quite via sistema público de saúde é o que segue:
1.ter consulta com um médico do SUS;
2.Obter desse médico:
-Um relatório médico, apontando que a medicação prescrita é insubstituível, que você não controla as taxas com as insulinas NPH e Regular(essas duas insulinas estão na lista dos medicamentos distrbuídos pelo governo federal em drogarias conveniadas)
-Ter receita em como usar a Lantus, quantas UI por dia e outros medicamentos que precisar.Todo diabético. Coloca tudo.
3.Pegar esses dois documentos e se dirigir ao Ministério Público Estadual com docs pessoais(RG, CPF) + comprovante de endereço e abrir um Termo de Reclamação, alegando falta dos meds na rede pública municipal e dando poderes aos promotores de justiça para defendê-lo em juízo.
4.A ida ao Ministério Público se deve ao fato da rede pública "negar o fornecimento da Lantus", dizer que "não tem disponível" ou demorar meses para lhe fornecer.
5.Além da Lantus, o médico pode relatar e colocar na receita médica, outra insulina de ação rápida(a Lantus tem ação basal longa de 24 h), glicosímetro e quantidade de vezes que se deve aferir a glicose e as fitas reagentes.
6.Tbm, a caneta de aplicação e o que o médico assistente achar necessário.
7.Uma vez negado pelo poder público a Lantus, glicofitas(são caras), aparelho(glicosímetro), lancetas, canetas, agulhas ou outro medicamento para diabetes, os promotores impetram mandado de segurança visando ele obter, sem licitação pública, tais medicamentos.

Se vc mora no Piauí e quiser mais informações, o numero do ministério publico é:  86-32264550
Caso tenha duvida, deixei um recado aqui no blog.

Não perca tempo, é um direito seu garantido por lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário