sábado, 2 de julho de 2011

Uma injeção a cada 3 dias?

Um novo tipo de insulina, denominada degludec, permite melhor controle da glicose no sangue, de acordo com dados apresentados nesta última quinta-feira, no Congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EADS), realizado em Estocolmo, capital sueca.
Como observado por Rafael Simó, chefe da seção de Endocrinologia do Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, ​​”essa nova insulina tem um perfil muito estável, que permite que o paciente a aplique apenas uma vez a cada três dias”, o que significa uma poupança de mais de 200 agulhadas por ano.
A insulina por injeção subcutânea é indicada em pacientes com diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, e é especialmente útil em pacientes idosos. Depois de ser administrada, a insulina se deposita dentro do corpo e é absorvida de forma contínua até a corrente sanguínea, permitindo um perfil de ação lenta e prolongada.
“A percentagem de idosos diabéticos está aumentando, atingindo valores de 30-40 por cento.E os pequenos passos para reduzir o número de picadas melhora a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Simó.
A dificuldade no uso da insulina pode levar a uma baixa concentração de glicose no sangue que provoca hipoglicemia em pacientes diabéticos. Simó registra que a degludec de liberação lenta produz uma menor taxa de hipoglicemia em comparação com o atual tratamento com insulina glargina: 92% de diabéticos tipo 2 que se tratam com a nova insulina não apresentam hipoglicemia em comparação com 77% daqueles tratados com insulina glargina.
Quanto aos efeitos colaterais que os usuários podem encontrar, o especialista lembrou que até agora são mínimos, ainda que se deva esperar até  que a nova insulina seja comercializada, a fim de se obter dados de um número grande de pacientes.
Como afirmou Teresa Briones, assessora médica da Novo Nordisk, empresa que comercializa a droga, o controle glicêmico adequado evita lesões microvasculares na retina, rins e vasos periféricos e complicações macrovasculares, como infarto do miocárdio.
texto extraído do site Portal Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário