terça-feira, 20 de setembro de 2011

Em coluna, Dilma responde piauiense sobre tratamento para diabéticos

A publicitária piauiense Jeane Melo, mãe do menino Enzo, que tem diabetes, enviou uma pergunta à presidenta Dilma Rousseff sobre o tratamento da doença no Brasil, através do Jornal O DIA. O questionamento foi respondido em uma coluna publicada em diversos jornais do país, chamada "Conversa com a Presidenta".


Jeane Melo já organizou diversas manifestações reivindicando as medicações gratuitas para os diabéticos de todo o Brasil. "No país ainda estão distribuindo uma lista de medicamentos muito desatualizada, que não acompanham a evolução dos medicamentos e você fica preso a formatos não muito humanizados, como a ampola que necessita da seringa, ao invés da caneta, que provoca menos dor, por exemplo", descreve.


Jeane e Enzo

Confira o texto publicado no blog do Planalto:

A coluna "Conversa com a Presidenta", publicada nesta terça-feira (20/9), em 198 jornais e revistas no Brasil e no exterior, aborda temas como o tratamento e controle do diabetes, vantagens em se tornar um empreendedor formalizado e créditos do BNDES para os que tiveram perdas com as chuvas da região serrana do Rio de Janeiro.
A publicitária de Teresina (PI), Jeane Melo, pergunta que projetos existem para melhorar o tratamento e o controle do diabetes, que é considerado epidemia mundial pela Organização Mundial da Saúde.
Segundo a presidenta, para apoiar o tratamento, uma das principais ações é o Saúde Não Tem Preço, programa que oferece medicamentos de graça contra a doença. “Os remédios são distribuídos por 20 mil farmácias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular, pelas farmácias da rede própria do governo e também pelas Unidades Básicas de Saúde, que oferecem, ainda, diagnóstico precoce e acompanhamento”, explica a presidenta Dilma.
E destaca que “o número de diabéticos beneficiados aumentou 180%, passando de 306 mil, em janeiro, para 860 mil, em agosto. Recentemente, nós lançamos um plano para reduzir as mortes por doenças crônicas não-transmissíveis, como -além do diabetes – câncer, infarto, derrame e doenças respiratórias. Vamos trabalhar na vigilância, prevenção e tratamento dessas doenças, que crescem devido a tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, abuso do álcool e obesidade”.
A presidenta diz ainda que, além de incentivar uma alimentação saudável, o governo irá implantar 4 mil polos do programa Academia da Saúde, até 2014, para a prática de atividades físicas, e já começou a estruturar um programa de tratamento em casa. “Estamos atentos, pois o diabetes causa mais de 57 mil mortes por ano. A doença atinge 6,3% dos adultos e, entre os brasileiros com mais de 65 anos, o índice chega a 20%”.

Fonte: http://www.cidadeverde.com/em-coluna-dilma-responde-piauiense-sobre-tratamento-para-diabeticos-84386

Nenhum comentário:

Postar um comentário