sábado, 2 de julho de 2011

O Suco de Noni e o Diabetes




O Suco de Noni apareceu pela primeira vez em meu consultório há aproximadamente 05 anos. Um de meus pacientes tinha feito uma viagem de férias ao Caribe e trouxe algumas garrafas deste fantástico suco para meu conhecimento.  Segundo ele, o Suco tinha diversas propriedades farmacológicas, podendo inclusive ser utilizado efetivamente para o tratamento do Diabetes Mellitus. Como não conhecia muito sobre o assunto, orientei a ele que evitasse o consumo do suco e que mantivesse seu tratamento regular. Mas, logicamente, esta não foi a única vez que fui perguntado sobre este “milagroso” suco. Decidi então pesquisar um pouco mais e falar sobre ele na coluna do Site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
O nome científico do Noni é Morinda citrifoli. Originário do Sudoeste da Ásia, ele foi extremamente difundido na Índia e foi trazido pelo Oceano Pacífico até as ilhas da Polinésia Francesa. No Japão, a árvore é conhecida como “Yaeyama-aoki”, sendo inclusive encontrada na Prefeitura de Okinawa.  A árvore da onde o fruto é colhido pode atingir até 9 metros de altura e tem folhas largas, de cor verde escuro. O fruto é oval e atinge 4 a 7 cm de tamanho. Ele tem uma cor branca quando colhido e um odor muito forte e característico. Embora o odor não seja muito agradável, o fruto pode ser comido cru ou cozido, assim como as sementes do fruto, que normalmente são ingeridas após assadas.
É impressionante a quantidade de propriedades medicinais atribuídas ao Suco de Noni. Além de suas propriedades contra o DM, encontrei relatos também de efeitos antiinflamatórios, analgésicos, anti-sépticos e até mesmo anti-cancerígenos. Não temos como discutir todos estes efeitos milagrosos, então vou descrever principalmente o que existe de evidência científica para o tratamento do Diabetes.
Existem alguns artigos investigando os efeitos do suco de Noni sobre a glicose plasmática. É importante observar que estes estudos foram realizados principalmente em ratos, e não em humanos. Os estudos comprovam que parecem existir algumas substâncias presentes no Suco de Noni (entre elas, alguns potentes anti-oxidantes e substâncias chamadas antroquinonas) que realmente exercem efeitos na redução dos níveis de glicose plasmáticos. Os possíveis efeitos benéficos incluem uma melhora da secreção de insulina pelo pâncreas assim como uma redução na velocidade da absorção da glicose no intestino.  Além disso, a presença de potentes anti-oxidantes pode explicar parcialmente alguns dos outros possíveis efeitos benéficos do produto. Embora estes benefícios tenham sido demonstrados (novamente, principalmente em ratos e outros modelos animais), os possíveis efeitos colaterais não foram avaliados nestes estudos.
Acho que é extremamente importante lembrar que precisamos de estudos em humanos para podermos afirmar que um produto é eficaz no tratamento de uma doença. No caso do Suco de Noni, não consegui encontrar nenhum estudo clínico em humanos que demonstrassem não só os benefícios, mas também os possíveis efeitos colaterais deste produto. Além disso, como em outros “produtos naturais”, encontrei relatos de pacientes que apresentaram graves efeitos colaterais, incluindo lesão no fígado e nos rins com o suco de Noni. Mais ainda. Um estudo realizado no Brasil, utilizando modelos animais, demonstrou que o Suco de Noni também pode ter feitos adversos graves sobre a gestação.
Com base na ausência de estudos em humanos, e na existência de possíveis efeitos deletérios, a ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), em 2004, verificou que o Suco de Noni vinha sendo comercializado no Brasil e que diversas propriedades medicinais (descritas acima) vinham sendo atribuídas a ele em peças promocionais. Devido a esta promoção indevida, mais de 15 peças publicitárias foram suspensas nesta época.  Da mesma forma, o FDA (Federal Drug Administration), o órgão americano responsável pela aprovação de alimentos e medicamentos nos EUA, também não aprovou o Suco de Noni. Acredito que a melhor maneira de terminar esta coluna seja com um parágrafo retirado diretamente do Site da ANVISA, na íntegra:
“As publicações científicas sobre o Suco de Noni têm trazido muita controvérsia sobre sua segurança como alimento. Considerando tratar-se de uma solicitação de registro de um novo alimento sem histórico de consumo no país e que teria consumo livre sem supervisão profissional, a avaliação de sua segurança deve ser baseada em critérios rígidos. É notória, ainda, a falta de estudos sistemáticos avaliando o Suco de Noni em humanos nos países onde o produto é comercializado. Assim, as evidências científicas avaliadas até o momento não comprovam a segurança dos produtos contendo Morinda citrifolia para uso como alimento.
Portanto, com o intuito de proteger e promover a saúde da população, os produtos contendo Noni não devem ser comercializados no Brasil como alimento até que os requisitos legais que exigem a comprovação de sua segurança de uso sejam atendidos.”
Se você conhecer algum outro produto que vem sendo utilizado para o tratamento do Diabetes, mande para a nossa coluna. Lembre-se que pode ser algo que interessa não apenas a você, mas a outros pacientes com Diabetes.

Dr. Rodrigo O. MoreiraMédico Endocrinologista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE)

Referências

Kamiya K e cols. Chemical Constituents of Morinda citrifolia Roots Exhibit Hypoglycemic Effects in Streptozotocin-Induced Diabetic Mice. Biol Pharm Bull. 2008;31(5):935-8.
Horsfall AU e cols. Morinda citrifolia fruit juice augments insulin action in Sprague-Dawley rats with experimentally induced diabetes. Nig Q J Hosp Med. 2008;18(3):162-5.
Nayak BS e cols. Hypoglycemic and Hepatoprotective Activity of Fermented Fruit Juice of Morinda citrifolia (Noni) in Diabetic Rats. Evid Based Complement Alternat Med. 2011;2011:875293.
Stadlbauer Ve cols. Hepatotoxicity of NONI juice: Report of two cases. World J Gastroenterol 2005;11(30):4758-4760.
Gunda Me cols. Herbal hepatotoxicity: acute hepatitis caused by a Noni preparation (Morinda citrifolia). Eur J Gastroenterol Hepatol 2005;17(4):445-447.
Yüce B e cols. Hepatitis induced by Noni juice from Morinda citrifolia: a rare cause of hepatotoxicity or the tip of the iceberg? Digestion 2006;73(2-3):167-70.
Mueller BAe cols. Noni juice (Morinda citrifolia): hidden potencial for hyperkalemia? Am J Kidney Dis 2000;35:310-312.
Müller JC e cols. O uso de noni (Morinda citrifolia) durante a gestação é seguro? In: XV congresso Brasileiro de Toxicologia, 2007, Buzios. Revista Brasileira de Toxicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Toxicologia, 2007;20:66-66

http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/diabetes-na-boca-do-povo/1615-o-suco-de-noni-e-o-diabetes
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário