sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Dia - Blogueiros realizam campanha online pela Cura do Diabetes

Uma campanha de mobilização online se iniciou ontem pelos blogs de todo o Brasil. A ideia surgiu a partir do blogueiro paulista Marcelo Raymundo (marceloraydo.blospot.com). Marcelo tem diabetes e perdeu um amigo em decorrência de complicações da doença no mês passado. Desde então, amigos blogueiros de Marcelo propuseram que se realizasse uma campanha online, promovendo o debate em busca de uma cura para o Diabetes. Embora muita gente considere o debate como utópico, os diabéticos que sofrem com a doença dizem ser impossível não sonhar com o dia em que será possível viver livre do Diabetes.


A campanha teve início ontem, dia 14, que é o dia Mundial da Liberdade de Pensamento, e consiste em realizar postagens coletivas nos blogs tratando de assuntos que se relacionem com a busca pela cura do Diabetes. Artigos científicos, reflexões pessoais, material jornalístico e impressões dos diabéticos sobre o tema, todo material é válido para incentivar o debate que, segundo eles, precisa se intensificar. Em Teresina, o blog Piauí Diabético (piauidiabetico.blogspot.com) já vem realizando postagens sobre o tema há quase 20 dias. Raimundo Júnior, idealizador do blog, diabético tipo 1, conta que a ideia é válida para, no mínimo, suscitar o debate. “É muito importante que se discuta esse tema, as pessoas que sofrem com a doença têm que saber que existem alternativas, há discussões a ser realizadas. Vamos continuar alimentando o blog a respeito desse assunto”.


Muitos dos blogueiros brasileiros têm opinião parecida sobre o assunto. Eles acreditam que a indústria farmacêutica não tem muito interesse na cura da doença, por ser uma das mais lucrativas doenças autoimunes. Ainda assim, nem todos acham que exista a formação de um “complô” com o objetivo de barrar pesquisas em busca da cura do Diabetes, como alguns textos afirmam.


A campanha teve início oficial no dia de ontem, e vai até o dia 14 de novembro, que é o Dia Mundial do Diabetes. A intenção é realizar pelo uma grande blogagem coletiva por mês até novembro, mas muitos blogs continuarão fazendo a divulgação do assunto durante todo o período da campanha. Através do blog Piauí Diabético é possível acessar links de outros blogs, de todo o Brasil, que também estão participando da campanha. Os blogueiros diabéticos convidam outros colegas, mesmo os que não possuem a doença e não escrevem em um blog de saúde, para ajudar na divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário