segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diabéticos protestam com bolo e nariz de palhaço

Diabéticos protestam com bolo e nariz de palhaço falta de compromisso de Elmano Férrer



No dia 27 de junho o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, anunciou o veto à Lei Enzo, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Teresina para o fornecimento de medicação especial aos diabéticos. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal se comprometeu a buscar em Brasília que o pleito fosse atendido através do SUS - Sistema Único de Saúde. Passados dois meses, o prefeito não cumpriu o prometido e os representantes do movimento dos diabéticos, como forma de protesto, “comemoram” com bolo os dois meses de veto.


Com bolo dietético e nariz de palhaço, os diabéticos protestaram e evidenciaram a falta de compromisso do prefeito com a causa. “ Esse bolo é para questionarmos além do veto, as promessas feitas pelo prefeito, que prometeu vestir a nossa camisa e trabalhar para incluir os medicamentos do tratamento de diabetes tipo 1 no rol dos fornecidos pelo Ministério da Saúde através do SUS. Em reunião no Palácio da Cidade, em 27 de junho, ficou acordado que na semana seguinte seria agendada a nossa a ida à Brasília, juntamente com o prefeito e representantes da Fundação Municipal de Saúde. Até hoje esperamos essa resposta”, afirma a publicitária Jeane Melo, coordenadora do movimento dos diabéticos.





A publicitária acrescenta também que uma das justificativas do prefeito para vetar a lei foi que a mesma era inconstitucional pelo fato de criar despesas para o executivo, no entanto, já foram aprovadas outras leis que também geram custos. “ A nossa luta é pela vida. Estamos reivindicando um tratamento mais humano para essa doença silenciosa e perigosa, que mata seis pessoas e causa duas amputações a cada minuto no mundo. Disseram que a Lei Enzo iria gerar custos para a Prefeitura, mas recentemente o prefeito aprovou uma lei que também acarreta custos que é a academia para a terceira idade, então ficamos sem entender”, destaca.


Jeane lembra também que foi prometido na reunião que iriam agilizar o atendimento e o fornecimento dos medicamentos que já são oferecidos pelo SUS em Teresina, mas segundo alegam muitos diabéticos, a realidade continua a mesma, com atrasos na entrega dos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário